sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mini curso de Japonês

Bom se vc gosta de animes e quer ser um Otaku tem que pelomenos saber algo em Japonês certo?

Por isso vo postar um mini curso aqui !

SAUDAÇÕES E CUMPRIMENTOS.

Bom dia--------Ohayo gozaimasu
Boa tarde--------- Kon nichi wa
Boa noite----------- Konban wa
Boa noite--------- (ao despedir-se) Oyasuminasai
Obrigado ----------Arigato, domo
Muito obrigado --------Domo arigato
Muitíssimo obrigado --------Domo arigato gozaimashita
De nada -----------(iee) doo itashimashite
Com licença ----------(ao chamar alguem) Sumimasen
Com licença -----------(ao interromper) (chotto) gomen kudasai
Com licença -----------(ao entrar) Ojama mashita
Desculpe-me ------------Gomen nasai
Como vai?---------------- Doo desu ka
Como tem passado?--------- Gokigen ikaga desu ka
Estou bem, obrigado ----------Genki desu arigato
Prazer em conhecê-lo -----------Hajimemashite
Parabéns --------------Omedeto gozaimasu
Já vou -------------(ao despedir-se) Itte kimasu
Vá bem ------------(equivalente a “vá com deus”) Itte irashai
Cheguei! ---------Tadaima!
Bem vindo----------- Okaeri Nassai
Agradecimento antes das refeições-----------Itadakimasu
Estou satisfeito ---------(após as refeições) Gotisso sama
Boa viagem--------- Gokigen yo sayonara
Até já------------ Dewa mata
Até logo -------Sayonara, bai bai
Está OK-------- Daijobu
Legal! ----------Sugoi!

ALGUMAS FRASES GENTIS

Dê-me um cigarro ---------tabako o kudasai
Pro favor dê-me água -------mizu o kudasai
Sente-se por favor------- okage kudasai
Entre por favor -------ohairi kudasai
Mostre-me por favor------- misete kudasai
Traga-me por favor --------motte kitte kudasai
Leve isto por favor -------motte itte kudasai
Venha aqui por favor------ koko e irashai
O que disse? ------Nanto oshaimashita ka
Por favor repita doozo,------- kurikae shitte kudasai
Fala Japonês? ------Nihon go ga hanashimasu ka
Sim, um pouco -----------hai, sukoshi hanashimasu
Não, eu não falo-----------iie, hanashimasen
Não, nada--------------- iie, nanimo
Falo somente inglês--------- eigo nara hanashimasu
Por favor.....------------- Doozo....
Perdoe-me --------------oyurushi kudasai
Deixe-me ver!!!!-------------- Eto!!!!

AS CORES

Branco -----shiro(i)
Amarelo---- kiro(i)
Azul --------ao(i)
Azul marinho----- konjo
Azul claro----- usuao(i)
Verde----- midori
Vermelho----- aka(i)
Violeta ------sumire
Rosa -------bara iro(i), pinku
Preto ---------kuro(i)

FRASES COTIDIANAS

Fale devagar, por favor --------doozo ikuri hashitte kudassai
Sabe escrever? -------Kakude masu ka
Compreende? --------Wakarimasu ka
Sim, um pouco------- hai sukoshi wakarimasu
Não compreendo nada------ nanimo wakarimasen
Compreendi agora -------ima, wakarimashita
Como se fala em Japonês-------- nihon go de hanashimasu ka
Como se chama em Japonês--------- nihon go de doo iimasu ka
Chama-se água -------mizu to iimasu
Como se chama isto?------- Kore wa nanto iimasu ka
Chama-se... ...... --------To iimasu
O que quer dizer?------- Doo iu imasu ka
Um momento por favor----------- chotto matte kudassai
Gostaria de perguntar algo-------- chotto oshiette kudassai
É isso mesmo --------sono toori desu
Mais ou menos --------daitai
Vamos embora!-------- Kaerimasho!
Está bem!------- Yoroshi!
Está enganado-------- machigatte imasu
Não faz mal!---------Kamaimasen
Sinto muito-------- zannen desu
Não sei --------shirimasen
Como foi?------- Doo deshita ka
Fui bem -------yokata desu
Onde fica........? ........-------- Wa doko ni arimasu ka
Fica na esquina --------kado ni arimasu
Fica na........ ............------.ni arimasu
O que disse? ---------Nanto oshamaishita ka
Não disse nada--------- nanimo iimasen
O que deseja?-------- Nani o onozomi desu ka
Quero ver--------- mitai
Quero--------- ir ittai
Que interessante!! --------Nanto omoshiroi desu ne
Que lindo!-------- Nanto kirei desu ne
Desculpe, há alguma farmácia perto?-------- sumimasen ga, kono soba ni Yakiuko gaarimasu ka
É logo aí! --------Sugu soko desu yo!
Coitado!-------- Kawai soo ni
Que pena, não?------- Oshikata desu ne
Por favor, onde é a estação?------- doozo, doko ni eki ga desu ka
Bonita camisa. Quanto custa?------- kirei na shatsu. Ikura desu ka
Eu queria fazer o pedido.-------- Chuumon o onegai shimasu.
Vocês servem......? ...... -------wa arimasu ka?
O que é isto?-------- Kore wa nan desu ka?
Quanto custa isto?-------- Kore wa ikura desu ka?
Eu quero este...... ....... --------o kudasai.
A conta por favor. --------Okanjyoo o onegai shimasu.
Eu gostaria de ir para....... ...... --------e ikitaino desuga.
Onde eu compro o bilhete para.......? .... -----yuki no kippu wa doko de kaemasu ka?
Eu gostaria de pegar um trem para....... .... -------yuki no densha ni noritaino desu ga.
Este ônibus vai para.......?------ Kono basu wa .... e yukimasu ka?
Quanto é a passagem?-------- Ryoukin wa ikura desu ka?
Eu gostaria de ir para .... .... -------e ikitaino desu ga

Bom já botei bastante já da para viajar para o Japão né !

Nenhum comentário:

Postar um comentário